Regime Articulado
O ensino em Regime Articulado, permite ao aluno estudar no CAF, de forma gratuita. Foram feitos protocolos com os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias do concelho de Felgueiras, no sentido de permitir esta simbiose cultural e educacional. Ao frequentar uma Escola protocolada, do ensino regular, o aluno terá a oportunidade de assistir às várias disciplinas de música no CAF. As classificações obtidas nestas, farão parte do currículo escolar geral do aluno, juntamente com as restantes disciplinas do ensino regular.
Regime Supletivo
Ao frequentar o Regime Supletivo, o aluno usufrui de um ensino não vinculado a nenhuma outra instituição escolar, sendo, além de oficial, totalmente autónomo. As classificações obtidas no CAF, não interferem com a classificação geral escolar do aluno, no ensino regular. Este tipo de ensino oferece certificado oficial de frequência do mesmo, válido em todo o território nacional.
Escolas com protocolo para ensino articulado
- Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa (música e teatro)
- Agrupamento de Escolas da Lixa (música e teatro)
- Agrupamento de Escolas de Idães (música e teatro)
- Agrupamento de Escolas de Airães (música e teatro)
- Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos (música e teatro)
- Escola Secundária de Felgueiras (música)
O Regime Articulado no Ensino Artístico Especializado da Música encontra-se regulamentado na Portaria nº 223-A/2018, de 3 de Agosto (música) e Portaria n.º 65/2022, de 1 de fevereiro (Teatro)
O Ensino Secundário encontra-se regulamentado na Portaria nº 229-A/2018, de 14 de Agosto.
É obrigatória a realização de Prova de Aptidão, seja no regime Articulado ou Supletivo.
No caso de algum aluno desejar frequentar o ensino da música em regime articulado e não estiver a frequentar nenhuma das Escolas acima referidas, deverá contactar a Direcção Pedagógica do CAF, assim como para qualquer outra dúvida.
Custos e regimes de financiamento
Autofinanciado
O Encarregado de educação suporta a totalidade do custo da formação do Educando.
Gratuito (Financiado pelo ME)
A formação do aluno é financiada pelo Ministério da Educação, sujeito ao número de vagas disponíveis.
O CAF reserva-se o direito de garantir a frequência gratuita a mais alunos, se a direção da Associação entender que existem condições que o permitam. Poderão também ser atribuídas bolsas para a frequência gratuita do Ensino Artístico Especializado por parte da Câmara Municipal de Felgueiras, no âmbito do protocolo de colaboração.