Oferta Pedagógica

Sendo a Educação Musical e Teatral um direito a que todo o cidadão pode aceder, ao Conservatório de Artes de Felgueiras (CAF) compete dar resposta às várias procuras sociais do Concelho e área envolvente. Graças a uma política de forte intervenção educativa e cultural, levada a cabo ao longo dos anos, através da realização de Concertos e Atividades Artísticas (em diversos espaços), Concertos Pedagógicos, Espetáculos Multidisciplinares, Protocolos com várias entidades culturais e escolas do ensino regular, Workshops, Seminários, Cursos Oficiais e Cursos Livres, o Conservatório tem tido uma procura crescente dos seus serviços.

No que concerne a oferta formativa de carácter oficial, o CAF disponibiliza os Cursos de Iniciação (para crianças que se encontrem a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Regular), o Curso Básico de Música (nas variantes de Violino, Violoncelo, Guitarra, Percussão, Piano, Flauta Transversal, Clarinete, Fagote, Saxofone, Trompete e Trompa) e, mais recentemente, o Curso Básico de Teatro, para crianças que se encontrem a frequentar o 2º e 3º Ciclo de Estudos. Dispõe ainda do Cursos Secundário de Instrumento, correspondente ao Ensino Secundário. No que diz respeito aos cursos não oficiais, existe uma variedade de Cursos Livres de Instrumento e Teatro Musical.

O CAF assume-se como dinamizador não só da formação musical e teatral, mas também da formação geral dos seus alunos, nas vertentes instrutiva (conhecimentos e competências) e social (valores e padrões comportamentais), no sentido da formação integral e auto-realização do aluno.

Os cursos básicos de música e teatro conferem o Nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações (Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho).

Os cursos secundários de música conferem o Nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações (Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho).

Os Cursos Artísticos Especializados, no domínio da Música ou Teatro, podem ser o percurso mais indicado para quem sente uma vocação nestas áreas e procura um ensino onde possa desenvolver as suas aptidões ou talentos artísticos; pretende uma formação de excelência que permita vir a exercer uma profissão neste ramo artístico; ambiciona estar melhor preparado para uma formação de nível superior no domínio da Música e Teatro.


Curso Básico
e Secundário
de Música

Na área da Música, visam proporcionar o aprofundamento da educação musical e dos conhecimentos em ciências musicais, propiciando o domínio avançado da execução dos instrumentos bem como das técnicas vocais.

Curso Básico

DisciplinasCarga horária
Instrumento45 min — individual
90 min — 2 alunos
Classe de conjunto *90 min
Formação musical *90 + 45 min
Audição e Música Comentada *45 min – no 3º ciclo em substituição dos 45 min de Formação Musical

* As disciplinas de turma serão lecionadas preferencialmente em horário consecutivo, numa só tarde ou manhã.

Curso Secundário

DisciplinasCarga horária
Instrumento90 min
Formação Musical90 min
Análise e Técnicas de Composição90 min
História da Cultura e das Artes 90 min
Classe de conjunto90 min
Disciplina de Opção45 min — a partir do 7º grau

Em regime supletivo, os alunos podem optar por ter apenas as 4 primeiras disciplinas.

Nos cursos secundários de música a avaliação nas disciplinas terminais das componentes de formação científica e técnica-artística pode incluir a realização de provas globais, cuja ponderação não pode ser superior a 50% no cálculo da classificação de frequência da disciplina.

A avaliação sumativa interna, no caso dos alunos dos cursos secundários de música, criados ao abrigo da Portaria n.º 229-A/2018, de 14 de agosto, contempla igualmente a realização de uma Prova de Aptidão Artística (PAA), a qual se traduz num projeto, consubstanciado num desempenho demonstrativo de conhecimento e capacidades técnico-artísticas adquiridas pelo aluno ao longo da sua formação, apresentado perante um júri, em ano terminal.

A conclusão de um curso secundário do ensino artístico especializado, de Música, em regime Articulado ou Supletivo, permite o prosseguimento de estudos de nível superior.